NÃO SE ENTERRAM PESSOAS, ENTERRAM-SE CASULOS.

  (Mais um trecho de AMOR E GUERRA EM VALE MANSO)

Às onze e pouco da noite, suspirou pela última vez e partiu.

   Na sexta-feira à tarde, procedeu-se ao enterro. Cumpriram o seu desejo de ser enterrado na cova que ele mesmo abrira. Porém, deram-lhe o direito a um caixão, que encomendaram direto de Santa Amália. Na funerária de Vale Manso não havia nenhum cujas dimensões fossem adequadas ao pequeno corpo de sô Juquinha, e queriam retirá-lo do postinho o mais cedo possível. Levaram-no para a fazenda de sô Janjão sem fazer muito alarde, evitando que uma multidão comparecesse à cerimônia fúnebre – o que estaria em desacordo com a vontade do morto.

   Compareceram somente os amigos mais chegados, além do padre Antero – a quem sô Janjão achou por bem avisar – e o andarilho e filósofo Asdrúbal Campobello. Este, por acaso, perambulava pelas imediações da fazenda quando chegaram com o defunto. Quando o caixão desceu à cova, ele, mão no queixo, pensativo, o olhar distante, deixou escapar com voz soturna: Não se enganem: não se enterram pessoas, enterram-se casulos.

   Caixão deposto no fundo da cova. Terra jogada por cima. Flores. Soluços. Singela oração do padre. Fisionomias consternadas. Silêncio na caminhada de volta. Enterrou-se a casca de sô Juquinha.  

Foto por Pixabay em Pexels.com

Lembre-se: em breve estarei lançando AMOR E GUERRA EM VALE MANSO, pela Páginas Editora. Conheça também meu canal no YouTube BALAIO DO DURVAL.

Um abraço,

Durval Augusto Jr.

Publicado por

Avatar de Desconhecido

Durval Augusto Jr.

Mineiro de Belo Horizonte, Durval Augusto Jr. é formado em Psicologia pela PUC-MG e trabalhou como psicólogo clínico por onze anos. Em seguida migrou para a Justiça Eleitoral, onde atuou como revisor de textos até se aposentar em 2012. Há muitos anos vem produzindo literatura e já publicou as seguintes obras: Fernando Capeta Urubu (fábula – 1999); Almas Tontas (romance – 2006); Sem Paredes (romance – 2011); A aljava de Cupido (contos – 2016); Quero matar o prefeito (contos - 2017); Desvendando a linguagem dos astros – o ABC para entender e interpretar mapas astrais (Astrologia - 2019); e Amor e guerra em Vale Manso (romance – 2022). Outros dois livros estão sendo preparados para publicação em breve.

Deixe um comentário