ESCRITORA TEM AS MÃOS DECEPADAS EM BH
Nascida em 15 de julho de 1901 e falecida em 09 de outubro de 1985, a escritora mineira Henriqueta Lisboa foi representada na estátua em sua homenagem colocada na Rua Pernambuco, entre Rua Fernandes Tourinho e Praça da Savassi, em BH. Ela foi a primeira mulher a ocupar uma cadeira na Academia Mineira de Letras.
Pois bem. Em mais uma demonstração de que cultura, ciência, educação e verdade são assuntos cada dia mais odiados, desprezados e atacados pelos adeptos da ignorância, da violência e da barbárie em nosso país, essa estátua foi atacada de forma vil cerca de dois meses atrás. Só hoje, 20 de agosto de 2022, eu pude passar por lá para fazer o registro. Suas mãos, que seguravam um livro, foram decepadas, e seu rosto foi borrado com tinta.
Acho, aliás, simbólico o fato de terem retirado o livro junto com as mãos. Estes tempos tenebrosos e essa podridão que infesta nossos ares nos últimos anos nos trouxeram esse ódio aos livros e a tudo que possa permitir aos cidadãos algum acréscimo de humanidade e visão clara dos fatos.

