Duas irmãs – meninas que se tornam mulheres fortes, forjadas pelas agruras de uma espécie de pós-escravidão no sertão baiano – ocupam as páginas dessa magnífica obra do premiado escritor Itamar Vieira Junior e narram, cada uma a seu modo, suas peripécias, aventuras e desventuras. Uma terceira narradora se apresenta na derradeira parte do livro, com sua capacidade de cobrir uma extensão muito mais ampla do tempo.
Acima de tudo, o que temos aqui é valentia na defesa do pouco que lhes é concedido pelos donos das terras e do poder. Zeca Chapéu Grande, o pai, alcançou algum poder graças a seu talento como curador, mas esse poder é bastante limitado diante da força dos senhores da terra, obstáculo a toda tentativa de emancipação por parte dos descendentes dos antigos escravos.
TORTO ARADO ganhou o Prêmio Jabuti 2020 como melhor romance literário; venceu também o Prêmio Oceanos, do mesmo ano. Vale a pena conferir!
TORTO ARADO, de Itamar Vieira Junior, publicado pela Editora Todavia.

Durval Augusto Jr. já publicou os seguintes livros: Fernando Capeta Urubu (fábula), 1999, Editora Jornal da Floresta, Belo Horizonte; Almas Tontas (romance), 2006, Editora Armazém de Ideias, Belo Horizonte; Sem Paredes (romance), 2011, Alfstudio Produções, Belo Horizonte; A aljava de Cupido (contos), 2016, Scortecci Editora, São Paulo; Quero matar o prefeito (contos), 2017, Scortecci Editora, São Paulo; Desvendando a linguagem dos astros (Astrologia), 2019, Scortecci Editora, São Paulo; e Amor e guerra em Vale Manso (romance), 2022, Páginas Editora, Belo Horizonte.
