Sobre o conto PELOTA DE NUVEM

“Saiu de casa às cinco da manhã. Não conseguira dormir. Um vazio o enchia de um nada incômodo. Pôs no ombro uma mochila com alguns víveres e partiu.

   Tinha mais de quarenta anos. Vivia sozinho na casa herdada. Sobrevivia do artesanato.

   Deixou a área urbana e entrou numa estrada de terra. Era impulsionado por um anseio irresistível.

   Três horas depois, parou para descansar. Perguntava-se por que saíra aquela manhã. Comeu da merenda que levava e desceu até o regato para se refrescar e matar a sede. Voltou e se sentou à sombra de uma árvore. O que procuro? – Indagava-se. Há muito tempo deixara de sonhar. Agora seguia em busca de algo que seu espírito não identificava.

   Autoconhecimento? Sabedoria? Bobagem – concluía. Há muito tempo já não quero saber quem sou. E essa história de sabedoria é outra bobagem. Me distraio com artesanato, é o suficiente. Se bem que às vezes… E nesse ponto se lembrava dos seus amores frustrados. Afastava o pensamento enxerido. Voltava a se perguntar por que não dormira à noite e se levantara tão cedo para aquela jornada.

   O pensamento enxerido insistiu. Isso também era inusitado. Havia anos que se considerava adaptado à vida solitária. Raramente se lembrava dos antigos amores. Incomodado, tentou combater o intruso. Seguiu caminhando. O Sol no meio do céu, o calor aumentava. Preferiu andar junto à margem do regato”

(Vigésimo primeiro conto de BRASA TEIMOSA, a ser lançado em breve)

Publicado por

Avatar de Desconhecido

Durval Augusto Jr.

Mineiro de Belo Horizonte, Durval Augusto Jr. é formado em Psicologia pela PUC-MG e trabalhou como psicólogo clínico por onze anos. Em seguida migrou para a Justiça Eleitoral, onde atuou como revisor de textos até se aposentar em 2012. Há muitos anos vem produzindo literatura e já publicou as seguintes obras: Fernando Capeta Urubu (fábula – 1999); Almas Tontas (romance – 2006); Sem Paredes (romance – 2011); A aljava de Cupido (contos – 2016); Quero matar o prefeito (contos - 2017); Desvendando a linguagem dos astros – o ABC para entender e interpretar mapas astrais (Astrologia - 2019); e Amor e guerra em Vale Manso (romance – 2022). Outros dois livros estão sendo preparados para publicação em breve.

Deixe um comentário